-
Arquitetos: Pepe Ramírez
- Área: 220 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Cesar Belio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Erêndira é um projeto que foi desenvolvido para duas mulheres: mãe e filha. Amantes da cultura mexicana, dos materiais naturais, da vegetação, do calor e da mão de obra artesanal característica das cidades do estado de Michoacán, elas queriam uma casa que tivesse alguns desses elementos em sua essência e materialidade.
Jardins abertos para abrigar uma horta, vegetação interna, o calor proporcionado pelos materiais naturais, luz e sombra conferem misticismo à rotina de viver em sua própria casa. Além disso, elas precisavam de um espaço como um estúdio-biblioteca para guardar seu acervo documental e de trabalho.
Uma casa onde o "luxo" é o próprio espaço, a luz e a sombra, a vegetação natural do terreno e o contexto que a rodeia. A Casa Erêndira não busca se destacar, nem incomodar, pretende ser parte do entorno, se mimetizando com ele. Materiais naturais e jardins com vegetação natural são a premissa que dá vida a este projeto. Algo essencial desta casa é criar um lugar de tranquilidade, liberdade e harmonia.
Localizada em um bairro popular em um terreno mediano com 10 m de frente e 25 m de profundidade, o projeto da casa foi desenvolvido da seguinte maneira: é modular em três painéis centrais de 10 m de largura por 5 m de comprimento dispostos transversalmente ao longo do terreno, que compreendem o espaço construído e são delimitados por um segmento frontal e outro posterior ao primeiro bloco, posicionados da mesma maneira.
No térreo, o primeiro módulo contempla acesso, suíte principal e um banheiro, o segundo módulo, sala com pé-direito duplo, jardim, escada e corredor de circulação, enquanto o terceiro módulo têm cozinha, sala de jantar, serviço e jardim. No andar de cima, o primeiro módulo corresponde a dois quartos e um banheiro, o segundo módulo a um vazio, à escada e ao corredor de circulação, enquanto o terceiro módulo consiste do estúdio-biblioteca e um vazio.
O espaço frontal e posterior é composto por: 10 m x 5 m na frente para garagem/acesso e 10 m x 5 m no fundo para jardim. A Casa Erêndira busca que, desde a entrada da casa, a experiência de percorrer seja a mais importante, para que a pessoa que faça esse percurso prevaleça o conceito de jardim externo como ponto de vista adentrando no espaço. Ela retoma elementos da arquitetura da casa-estúdio de Luis Barragán. De fora, uma fachada mais silenciosa, que se mimetiza com seu contexto, mas que se revela pela força de sua volumetria.